sexta-feira, 3 de abril de 2009

Missão Frutilho III expande o mercado do Abacaxi Pérola do Tocantins

As visitas técnicas viabilizaram a comercialização dos frutos produzidos pelos integrantes da Cooperfruto em oito cidades do País.

No dia 30 de janeiro, aconteceu uma reunião do Comitê Gestor do Projeto Abacaxi Pérola do Tocantins, onde foi acertada a realização da Missão Frutilho III, realizada de 11 a 21 de março deste ano. A principal meta da missão foi viabilizar a comercialização de um milhão e quinhentos mil frutos dos produtores tocantinenses filiados à Cooperfruto junto a representantes comerciais e outros canais de distribuição e comercialização.

A equipe da missão foi composta pelo diretor de Comercialização da Cooperfruto, Roberto Passos, pelo produtor Ezaquiel Moreira e pelo analista do Sebrae/TO, Walter D’Aquino, e passou pelas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Uberlândia e Goiânia. Foram visitadas cerca de 50 empresas distribuidoras de frutos. Foi analisado e pesquisado informações sobre o mercado, oportunidade de negócios, prospecção de canais para distribuição e comercialização do produto e aproximação da oferta e demanda.

Durante a viagem, foram realizadas reuniões com intuito de fazer um projeto visando fortalecer a cadeia produtiva do fruto e o combate da furiose (doença do abacaxi). Essa reunião verificou a situação atual do cultivo do abacaxi do Tocantins e tentou solucionar medidas definitivas para os problemas.

O analista do Sebrae e gestor do Projeto Walter D’Aquino, comenta que essa viagem promovida pelo Sebrae foi válida para incentivar a compra e divulgação do produto, aumentando cada vez mais a produção. “Verificamos que uma missão como essa se faz necessária todo ano, pois abre portas para o mercado de abacaxi do Estado”, conclui.

Para o presidente da Cooperfruto, Marcos Kifouri, a missão foi de suma importância, tendo em vista que já estão obtendo resultados satisfatórios. Ele destaca ainda a relevância do apoio do Sebrae. “A viagem foi um sucesso, já estamos negociando com novos clientes e expandindo o produto no mercado brasileiro. Ter o apoio do Sebrae valoriza e da credibilidade a entidade nos outros Estados”, relata o presidente.
Por: Marcela Pires Contato: marcela.pires@to.sebrae.com.br

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sebrae/TO participa do 1º Festival de Inverno de Taquaruçu

Com a oficina “Designer em Artesanato” a equipe Sebrae estará presente no Encontro de Cultura Regional do Brasil Central do Tocantins.

No dia (04/04), às 10 horas, o Sebrae realizará a oficina “Designer em Artesanato”, no 1º Festival de Inverno de Taquaruçu, que acontece no período de 3 a 5 de abril e tem como proposta legitimar e multiplicar a cultura do Estado, dar visibilidade e divulgar o turismo no distrito de Taquaruçu.

O evento terá apresentações de shows, dança, artesanato, literatura, artes plásticas, teatro, audiovisual, exposição fotográfica e gastronomia, integrando assim todas as artes em um só encontro. Também serão realizados os debates “Cultura, Turismo e Desenvolvimento Sustentável” e “Cultura, Turismo, Comunicação e Marketing”, com o objetivo de fomentar e discutir a cultura e o turismo.

O encontro de cultura é uma iniciativa do Grupo Teatro Livre de Palmas em parceria com a companhia experimental de artes “A Barraca” e patrocínio do Governo Federal através do Ministério do Turismo, apoio do Governo do Estado através da Fundação Cultural do Tocantins, Agência de Desenvolvimento Turístico e Secretaria Estadual da Comunicação, Sebrae/TO, Sesc Tocantins e Fecomércio.
Por: Marcela Pires Contato: marcela.pires@to.sebrae.com.br

segunda-feira, 30 de março de 2009

Sucesso na premiação MPE Brasil de Competitividade

Pré Lar Comércio e Representações Ltda, Colégio Dom Bosco e a Cerâmica Milenium foram as grandes vitoriosas do Prêmio MPE Brasil do ciclo 2008.

A solenidade de entrega de prêmios realizada na noite da última quinta-feira (26/03), na OAB em Palmas foi um sucesso. Mais de 300 pessoas puderam prestigiar os empreendedores que se destacaram nos métodos de gestão e conseguiram alcançar resultados significantes na produtividade e rentabilidade de suas empresas.

Allyson Guimarães, ganhador da categoria comércio, entende que este é um renomado prêmio, onde mostra que os investimentos valem à pena. O Prefeito Raul Filho, presente na solenidade, também reconheceu a importância desse prêmio e parabenizou todos os empreendedores que foram homenageados e que fizeram suas empresas prosperarem. “Este prêmio é uma ação estimuladora para as empresas que investem e garantem presença no mercado”, ressalta.

Durante o evento, os avaliadores, juízes, voluntários e parceiros também foram homenageados pelo trabalho e dedicação no grande desafio de avaliar. A programação da cerimônia foi mediada pelos jornalistas Sydney Neto e Dhenia Gerhardt de forma dinâmica e interativa. E para descontrair, o grupo de teatro Caixa Cênica transformou informações sobre importância da gestão em apresentação humorística.

Por: Marcela Pires