terça-feira, 24 de março de 2009

Presidente e diretores do Sebrae visitam Pólo de Confecções do Agreste Pernambucano

No próximo domingo, 22/03, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Hugo de Carvalho, o diretor-superintendente, Paulo Henrique Massuia e a diretora-técnica, Mila Jaber embarcam para o Estado de Pernambuco, onde juntamente com a vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin e outras autoridades farão visitas aos centros industriais localizados nas regiões de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

A viagem da comitiva palmense tem como objetivo conhecer a estrutura, o modelo administrativo e a dinâmica do Arranjo Produtivo Local Pernambucano, do qual faz parte 15 mil empresas, entre indústrias, lojas e faccionistas que empregam mais de 100 mil pessoas e produzem quase 700 milhões de peças por mês, conforme informou a assessoria da vice-prefeitura.

Na avaliação do presidente, a viagem é uma oportunidade de acompanhar in loco como é estruturado o Pólo de Confecções do Estado de Pernambuco. “Através desta experiência, das dificuldades que tiveram, das soluções encontradas por lá, poderemos ter noção de como pode ser montado o Pólo de Palmas. Para o Sebrae, um dos parceiros desse projeto, é importante ter esse acompanhamento para saber qual o melhor caminho a seguir”, avaliou Carvalho.

Produzida em 20/03/2009 por: Alessandra Bacelar.
Postada por: Marcela Pires.

Produtora rural tocantinense é finalista na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Uma lição de perseverança e obstinação. Assim é a história de Marisé Lemes da Luz, presidente da Associação dos Mini e Pequenos Produtores Rurais do Vale do Córrego Campo Alegre e Apicultores (Apevale). Ela é a representante do Tocantins no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
O resultado final será divulgado no próximo dia 7 de abril em Brasília, até lá a Marisé Lemes da Luz vive momentos de expectativas e extrema felicidade. Ela conta que não esperava ser selecionada. “Quando o técnico me falou sobre o prêmio, na hora falei: é muito insignificante, não mereço prêmio não. Quando contaram que eu era uma das finalistas não acreditei”, relatou a produtora.

Há sete anos implantou na chácara da família 40 colméias, que cuida junto com o filho Leandro e uma sócia. A atividade surgiu da necessidade de complementar a renda, e também foi um dos caminhos apontados pelo movimento de produtores rurais, que buscavam desenvolver atividades diversas voltadas à inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.
No dia 30 de abril em uma solenidade em Araguaína, Dona Marisé irá receber o Prêmio na categoria estadual Associativismo, juntamente com Antônia Lopes Gonçalves, da empresa Acácia Contabilidade, também finalista da etapa estadual na categoria Comércio.

Para a diretora técnica do Sebrae/TO, Maria Emília Jaber o Prêmio é uma oportunidade para mostrar o potencial das empreendedoras tocantinenses. “Dona Marisé ter vencido a etapa estadual prova que está preparada não só para empreender para si, mas por muitas pessoas. Sua história mostra que é uma mulher de visão e que está preparada para alçar vôos ainda maiores”, finaliza a diretora.
Produzida em 18/03/2009 por: Alessandra Bacelar.
Postado por: Marcela Pires.

Sebrae Tocantins anuncia finalistas do Prêmio MPE Brasil

O Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), já tem definido as dez empresas finalistas do ciclo 2008.
Com o objetivo reconhecer às micro e pequenas empresas sediadas no Estado do Tocantins, que se destacaram na aplicação de tecnologias e métodos de gestão e que obtiveram grandes resultados em ganhos de produtividade e rentabilidade, será realizado dia 26 de março a solenidade de entrega do Prêmio Competitividade para Micro e Pequena Empresa, ciclo 2008. A cerimônia acontecerá às 20 horas, na OAB em Palmas.

Serão premiadas as melhores empresas nas categorias de Comércio, Indústria, Agronegócios, Turismo e Educação. As finalistas de 2008 são: Cerâmica Milenium, Auto Peças União, Olimpio Mascarenhas dos Reis, Pré Lar Comércio e Representações Ltda, Hotel Castelo, Buffalo Grill Restaurante, All Idiomas e Colégio Dom Bosco.
O Sebrae conta com parcerias nacionais e regionais. Na esfera nacional os parceiros são a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Petrobras. Regionalmente os parceiros são a Eletronorte, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o 22º Batalhão do Exército.
Produzida em 17/03/2009 por: Aline Braba.
Postada por: Marcela Pires.

Novos projetos em Paraíso

A unidade operacional de Paraíso tem para este ano dois novos desafios. A partir de agora dois novos projetos serão geridos pela equipe da Unop, Avicultura na Região Central e Mecânica Automotiva.

O Sebrae oficializou na semana passada (11/03) um novo projeto em benefício de empreendedores rurais da Região Central do Estado. São 24 produtores avícolas incluídos em um amplo processo de fortalecimento do setor.

O projeto visa o desenvolvimento da avicultura de corte na região através da difusão de métodos de gestão e técnicas de produção. A previsão é que até o final de 2010 as ações tenham gerado a implantação de controles gerenciais em 90% das granjas, um programa de qualidade total em 60% delas e o aumento de 10% da rentabilidade média dessas empresas rurais.

Para alcançar as metas o projeto realizará, dentre outras ações, consultoria em gestão empresarial, ambiental e tecnológica, uma missão técnica a uma grande unidade produtiva do país, implantação do programa D’olho na qualidade rural, participação em eventos de certificação/premiação e definição da rotina operacional da produção.

Este foi o segundo projeto firmado pelo Sebrae na cidade de Paraíso este ano, o primeiro é voltado para os 23 empresários do setor de mecânica automotiva. O objetivo é aumentar a competitividade através da implantação de sistema de gestão empresarial e da melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Ações como capacitação técnica e empresarial, consultoria tecnológica, orientações no acesso a crédito e realização de promoção comerciais serão realizados até o final de 2010. As metas estabelecidas para este período são: a implantação de controles gerenciais básicos em 60% e o alcance de 85% de satisfação dos clientes. Os dois projetos dão continuidade a um trabalho que já vinha sendo desenvolvido por meio do Empreender e ambos estão sob a gestão do analista Pedro Neto.
Produzida em 16/03/2009 por: Jaciara França.
Postada por : Marcela Pires.